Maratona de Leitura
"Amizade"
Nossa Sala de leitura realizou na última semana de outubro a maratona de Leitura que contou com a ajuda dos alunos: Paulo Gabriel Queiroz(1901), Fabio Chaves (1902), Vitor Emanuel de Souza (1902) e Juliane Guimarães (1602) que foram indispensáveis para o sucesso do evento. O trabalho realizado abordou o tema "Amizade", os alunos da escola participaram lendo textos , poemas e frases de diversos autores sobre o tema, tiraram fotos com seus amigos , debateram o tema e assistiram a leitura do texto "Meu melhor amigo" de Fernando Sabino. Agradecemos a participação de toda equipe.
Comunidade de aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Natura realizaram o "Encontro Regional de Comunidades de aprendizagem do no Rio de Janeiro", no último dia 26 de agosto na Livraria Florescer. O encontro contou com professores responsáveis pela implementação do projeto em suas escolas e apresentação de trabalhos com uma troca de experiências com outros municípios.
Para saber mais sobre o projeto acesse : www.comunidadedeaprendizagem.com.
Sala de Leitura/2015.2
“O cinema é um modo
divino de contar a vida.”
(Federico Fellini)
JUSTIFICATIVA:
- Viabilizar um espaço de leitura crítica, quanto a linguagem
audiovisual, apresentando aos alunos um outro universo de linguagem.
OBJETIVO GERAL
- Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Inserir no ambiente escolar o acesso ao conhecimento da linguagem
audiovisual;
- Apresentar os curtas-metragens estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento
- Desenvolver pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
- Possibilitar o debate em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;
Metodologia:
- Apresentar os curtas-metragens estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento
- Desenvolver pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
- Possibilitar o debate em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;
Metodologia:
- Utilizar o espaço de
Sala de leitura duas vezes por semana para exibição de curta- metragens relacionados ao PPP
da Unidade Escolar.
- A sala
deverá acomodar os
alunos para exibição ,
propiciando um ambiente acolhedor onde todos
consigam ver e ouvir
adequadamente o vídeo.
- Propiciar um debate ou Tertúlia ao final
da exibição, conforme solicitação do
professor ou alunos
Público alvo:
- Alunos do 6º (sexto)
ao 9º(nono) ano e professores
de História e Geografia.
Material utilizado:
- Televisão;
- Vídeos;
- Data show.
Avaliação:
- Os alunos
e professore envolvidos ao término da exibição através da pesquisa irão opinar
se querem ou não continuar com o projeto ou se o mesmo necessita de mudanças.
UP !
“Um livro é um brinquedo
feito com letras.
Ler é brincar!”
Rubem Alves
JUSTIFICATIVA:
- Assim como no filme “UP” nossa casa dos
sonhos vai voar no universo escolar
abrindo caminho para aguçar a criatividade e imaginação.
A leitura sem obrigatoriedade de empréstimo
formal .
Objetivo:
- Compartilhar o
conhecimento, incentivar o hábito de leitura facilitando o acesso aos livros,
estimular a troca de livros e doações no universo escolar.
Metodologia:
- Confeccionar a casa;
- Montar o acervo a ser
disponibilizado na casa (caixa);
- Colocar a casa em
diferentes locais durante o mês para acesso do corpo docente e discente da
escola;
- Mobilizar a escola para
doações.
Material utilizado:
- Material de papelaria;
- Livros;
- Caixa de papelão;
Avaliação:
- Durante o processo
itinerante da caixa avaliar a
repercussão da Casa observando o comentário dos alunos , professores e
funcionários da U. E.
Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2015
No último bimestre a turma 8801 realizou a confecção de um cartaz e um livro baseado no depoimento dos mesmos sobre experiências vividas na infância e que marcaram suas vidas. O trabalho foi realizado à partir do livro "Histórias amareladas" de Sônia Rosa.
A Sala de Leitura está com o Projeto Contação de Histórias . A primeira história foi Chapeuzinho Redondo e contou com a participação da Professora Viviane Adelino e os alunos da turma 1601.Aproveito para agradecer a colaboração de todos e estamos aguardando à próxima.

Rio de Janeiro,01 de julho de 2013
''O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim:esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
Maratona Escolar João Guimarães Rosa
Tema :"A vida e a obra do autor de Grandes sertões: veredas - João Guimarães Rosa "
Concurso de Redação
- 1ª fase - de 5/8 a 20/08 - palestras nas CREs
- 2ª fase - 6/8 a 24/09 - Produção textual nas escolas
- 3ª fase - 25/09 a 30/09 - Seleção nas escolas
- 4ª fase - Até 1/10 - Entrtrega dos trabalhos selecionados pelas escolas na CRE.
Oi, nossa Escola esteve presente no lançamento da Maratona Escolar na Academia Brasileira de Letras dia 28/06 , o evento contribuiu para enriquecer o universo literário dos presentes, foi uma manhã agradável com música e literatura.
Confira alguns momentos:
Rio de Janeiro,07/07/2013
3º CENTRO DE ESTUDOS DE SALAS DE LEITURA
O Centro de estudos foi um sucesso com o vídeo: Futebol é uma paixão, música do Skank ¨Uma partida de futebol ¨, culminando com oficina:¨Futebol, uma paixão nacional¨ . O ambiente como sempre estava muito agradável , o lanche maravilhoso , além da boa companhia.
Rio de Janeiro,10 de Maio de 2013
1ª Chá Literário de 2013
Tema: A vida e a obra de Fernando Sabino
Professora Convidada: Fátima Bueno
Turma: 1801/1803
Conhecendo um pouco o autor:
Fernando Sabino
Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, a 12 de outubro de 1923, dia da criança.Aos 13 anos publicou seu primeiro conto,que saiu na revista de polícia mineira.Passou a escrever crônicas para a revista Carioca,que promovia um concurso permanente,o qual vencia com a mesma frequência tanto que passou a receber o dinheiro adiantado.
Entrou para a faculdade de direito em 1941,mesma época em que publicou seu primeiro livro."Os grilos não cantam mais",coletânea de contos escritos na adolescência.
Em 1944 lança sua primeira novela,"A Marca",e, recém casado,muda-se para o Rio de Janeiro.Morou também dois anos em Nova York,onde iniciou"O grande Mentecapto",que só viria retomar 33 anos mais tarde,para terminá-lo em 18 dias.Mais foi em 1956,com "O encontro marcado",que Fernando Sabino abriu à sua carreira um caminho novo dentro da literatura nacional.
Sua biografia completa entre contos,crônicas,cartas e novelas,ostenta quase 50 títulos.Em 1999,foi agraciado com o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra.Fernando Sabino faleceu no Rio de Janeiro a 11 de outubro de 2004,véspera de seu aniversário,vítima de câncer,baterista,foi sepultado ao som de jazz.
Vídeo sobre o autor:
Conversa informal com troca de opiniões :
Rio de Janeiro,30 de abril de 2013
Aconteceu ontem o segundo Centro de Estudo Integrado de Salas de Leitura, no auditório da 5ª CRE. Contamos com a presença da professora de português e literatura ,Especialista em Educação pela UFRJ Vera Granado.Escritora desde 2005 . O depoimento dela foi emocionante conseguindo contagiar a todos com sua presença e carisma, e a belíssima apresentação do seu livro "A viagem de Filomena".
A palestra foi ministrada pela autora Tereza Malcher, pedagoga e escritora que falou dentre outras coisas sobre como se avaliar um bom texto literário .Segue abaixo algumas dicas de como fazer essa avaliação.
- Qual a faixa etária que o livro se destina?
- O título é instigante?
- As ilustrações induzem a leitura?
- A linguagem respeita o universo infantojuvenil?
- Os personagens são interessantes?
- O livro é criativo,isto é escrito com beleza, originalidade(arte literária)?
- Quais os valores contidos no texto?
- A história é presumida ou a trama,os personagens, o ambiente tem potencial para aguçar a leitura?
- O livro preserva o primeiro critério de qualidade : a qualidade de vida?
- A proposta pedagógica contida no texto compromete a criação literária?
- A história mostra os fatos como fazendo parte de um contexto,permitindo que a criança entre no mundo ficcional?
- O texto é inteligente e entende o leitor como tal,permitindo que o leitor reflita e tire suas próprias conclusões?
- O livro enfatiza o certo e o errado, fazendo discriminações ou apresenta situações com sutileza, inteligência e arte ?
- O livro atiça o imaginário infantil ,despertando no estudante a vontade de criar seu próprio texto, estimulando a relação leitura/escrita?
- O livro favorece o despertar para vida?
Rio de Janeiro,22 de outubro de 2012
Dia da Consciência Negra
Vídeo do Grupo musical O Rappa:
Hoje aconteceu em nossa Sala de Leitura um evento que teve como tema:"A importância de se conhecer a identidade para conquista liberdade".
Abertura: Leitura do Samba Enredo:"100 anos de iberdade,realidade ou ilusão" ,aluna : Mariana Paixão.
Será...
Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela
Sonhei....
Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção
Senhor..
Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial
O negro samba
Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira
Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela
Sonhei....
Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção
Senhor..
Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial
O negro samba
Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira
Vídeo : Somos todos iguais
Debate com os professores : Vladimir e Tatiana
Apresentação da Banda Sílvio Romero
Tema : Samba - Batucada
Encerramento: Oficina de Jongo - Profesora Tatiana
Agradecimentos: A professora Márcia que participou ativamente para a concretização do evento ,aos professores Vladimir, Tatiana e Carlos por tornarem possível e mais agradável o evento.A todos os professores que gentilmente nos agraciaram com sua presença:Jorge,Aretuza, Vanessa, Ana Paula, Renata . As representantes da GED.
Encerramento: Oficina de Jongo - Profesora Tatiana
Agradecimentos: A professora Márcia que participou ativamente para a concretização do evento ,aos professores Vladimir, Tatiana e Carlos por tornarem possível e mais agradável o evento.A todos os professores que gentilmente nos agraciaram com sua presença:Jorge,Aretuza, Vanessa, Ana Paula, Renata . As representantes da GED.
Rio de Janeiro,01 de outubro de 2012
O curso Jovens Leitores promovido pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil livros@fnlij.org.br e SME Mídía smemidia@rioeduca.net ,proporcionou um grande aprendizado ,oferecendo a nós professores, palestrantes de alto nível, possibilitando assim momentos inesquecíveis, além do grupo que foi fantástico. Aguardo vocês nos próximos cursos.
Rio de Janeiro , 26 de outubro de 2012
Os professores de Sala de Leitura reuniram-se no auditório da 5ª CRE para o encerramento da MARATONA DE LEITURA,com o seminário sobre Sylvia Orthof ministrado por José Luiz Prado que emocionou à todos com um relato apaixonado e envolvente, contamos também com um momento para troca de experiências e troca de livros.Confira alguns momentos do nosso encontro.
A professora Josilene encantou contando a história Maria-vai-com-as-outras
Alguns momentos do nosso Encontrão
Rio de Janeiro,01 de outubro de 2012
Centro de Estudos sala de Leitura Polo II
Que todos possam iniciar a semana acompanhados de um bom livro e que o fruto dessa leitura seja seres humanos mais solidários, mais felizes consigo e com suas ações diárias!
Com essa mensagem começou a nossa reunião e logo após o repasse dos informes com troca de experiências entre as colegas. A recepção realizada pela escola Irineu Marinho foi acolhedora, agradável e não poderia deixar de dizer,deliciosa. Confira as fotos do nosso grupo.
Rio de Janeiro,17 de agosto de 2012
Maratona Ariano Suassuna
Foi uma manhã de grande aprendizado para todos. Confira as imagens!
Núcleo de Artes Souza da Silveira:
Apresentação da Sala de Leitura Polo Mozart Lago:
Espetáculo "Viva Suassuana":
4 CHÁ LITERÁRIO
Olá, no dia 26/06/12 realizamos nosso quarto chá literário com a participação da professora Viviane Adelino e uma exposição brilhante e emocionada sobre a vida e a obra de Clarice Lispector. Aproveito para agradecer a participação dos alunos das turmas 1601 e 1603.
Segue um vídeo sobre o tema , que foi exposto no dia do Chá.
Aproveitem para conhecer um pouco mais sobre o tema.
Organização do espaço
Apresentação do tema
Enfim.... o CHÁ
Como Está diferente da minha época. Chamava-se biblioteca, então. Mas agora, para ser biblioteca, precisa de bibliotecários!... As estantes de madeira sumiram. Espero que as obras de Monteiro Lobato ainda estejam aí.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez a professora Cássia que dinamiza com muito amor os projetos da sala de leitura e desempenha muito bem suas demais tarefas. além disso está sempre nos ajudando em tudo que precisamos. Muito obrigada por tudo!!! Ana Rosa(Coordenadora Pedagógica)
ResponderExcluirParabéns as professoras da nossa equipe de Língua Portuguesa: FATIMA BUENO, VANIA ROSE E AS IRMÃS ELMA E VIVIANE que participaram do projeto de sala de leitura "Chá Literário", dinamizado pela nossa professora Cássia. Aguardamos os demais chás sabendo que terão o mesmo sucesso! Ana Rosa(CP)
ResponderExcluirAgradecimentos a Elimar(coordenadora do Mais Educação e inspetora da U.E.) que sempre ajuda e participa dos chás e aos alunos colaboradores da Sala de Leitura. Ana Rosa(CP)
ResponderExcluir